pt_BRen-US

Escolha seu idioma | Choose your language:

Consultrix
Anos 50

Para novos desafios, uma nova atividade:
A consultoria de Solos e Fundações.

A história da Consultrix confunde-se com a história da Engenharia Brasileira.

Há 60 anos atrás, quando Sigmundo Golombek criou o primeiro escritório dedicado exclusivamente à atividade de Consultoria de Solos e Fundações, o Brasil ainda engatinhava no quesito Engenharia.

Ao formar-se na escola Politécnica da Universidade de São Paulo na década de 40, Sigmundo Golombek começa imediatamente a trabalhar com Mecânica dos Solos e a lecionar na faculdade de Arquitetura do Mackenzie, onde ocuparia a Cadeira de Mecânica dos Solos por 19 anos.

No inicio da década de 50, Sigmundo Golombek detecta a ausência de uma consultoria especializada no assunto, tendência já decorrente nos EUA e Europa, e cria o primeiro escritório de Consultoria de Fundações do Brasil, íniciando a sua carreira solo.

Os anos 50 são marcados pelo ínicio das construções dos edifícios na Av.Paulista e no centro de São Paulo, como resultado da industrialização e desenvolvimento econômico da Cidade.

Sigmundo Golombek participaria como consultor de fundações de marcos da cidade, como o Conjunto Nacional, o Edifício Itália - até hoje, o edifício mais alto do Brasil - e, uma das obras de arte mais polêmicas da época, o Museu de Arte Moderna de São Paulo - o MASP- com projeto de Lina Bo Bardi e com o maior vão livre do mundo. O grande desafio estava em concretizar esta escultura a ceú aberto e o know how de Golombek foi crucial para o sucesso deste empreendimento que, até hoje, é um dos cartões-postais da cidade.

AS OBRAS MAIS SIGNIFICATIVAS: